Este vídeo é apenas uma amostra grátis de nosso conteúdo.
Mauro Bühler
Mauro Bühler é terapeuta e professor, integrante da tradição xamânica do Beija-flor. Criou o Método Aletheia, um exercício relacional e ético com forte efeito curativo que estimula o desenvolvimento da sensibilidade e convida o amadurecimento da consciência por meio de movimentos do corpo que integram conteúdos psíquicos. Sua proposta valoriza o exercício da responsabilidade e o compromisso com a criação como um caminho para a liberdade e realização.
Autor dos livros “Espiritualidade, Cura e Pertencimento ao Mundo”, “Sementes Lúdicas para uma vida simbólica: o processo terapêutico e a experiência espiritual” e "Uma Górgona na gangorra: denúncias e reflexões sobre a individualidade contemporânea", pela Editora Frutos.
Outros Cursos deste Instrutor
Tire suas dúvidas sobre o curso Aula Comemorativa: Dobra de reverência sobre o Pensamento de Heráclito
Ingressar nos dois módulos de base da formação de consciência: o módulo de introdução e o módulo de processos vivenciais. Ao praticante que concluir estes dois módulos, é permitido o ingresso no módulo Formação de Terapeutas.
Este atendimento propõe uma profunda relativização do indivíduo dos estados defensivos e iludidos fundamentados no discurso do medo, através de um exercício de acordo com a própria natureza. O processo compromete a pessoa com a integração da sombra e realização consciente da própria vida, mantendo constante o esforço de transformar a dificuldade em desafio pelo mérito da conciliação com a própria história e do exercício do cuidado.
Sim, o Mauro Bühler oferece acompanhamento individual do processo para aqueles que sentirem essa necessidade no primeiro momento. Após determinado período, este praticante é conduzido para o exercício relacional em grupo. Os atendimentos acontecem no consultório em Botafogo e têm 1 hora de duração.
Sim, não existe nenhum tipo de pré-requisito para os nossos cursos, com exceção do módulo Formação de Terapeutas, que o aluno deve antes ter realizados os dois módulos do processo de formação de consciência.
O processo de desenvolvimento de consciência no método Aletheia começa com um viés curativo, de conciliação do indivíduo com a sua origem instintiva, que se mostra na sua possibilidade, pertencimento e participação na família. Muitas vezes nos encontros os pedidos da psique vão trazer cenários regressivos, de encapsulamentos emocionais por conta de dores do passado, e o praticante é convidado a revisitar isso, não pelo discurso, mas por meio dos movimentos de corpo.
O processo é dividido em dois módulos: um módulo de introdução – composto em sua totalidade por aulas online (cursos gravados e aulas semanalmente ao vivo), com duração de 6 meses – e um módulo de processos vivenciais, composto também por aulas online ao vivo e encontros de imersão em seis fins de semana ao longo do período do módulo (1 ano e meio).
A maioria dos trabalhos acontece na nossa sede no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, e os trabalhos de imersão acontecem em Araras – Petrópolis, na região serrana do estado do Rio.
Espírito no Método Aletheia representa uma envergadura ampla de relação, do íntimo ao desconhecido. É encontrado de uma forma bem simples na nossa natureza, enquanto potencialidades ou como uma força no sentido da criação de si. O que o método faz é aprofundar o contato da pessoa com os componentes que se disponibilizam na intimidade, colhendo-os e expressando-os. O terapeuta do método Aletheia sempre engaja a pessoa no estado criativo de si mesma.
Assumir o compromisso ético e praticar no cotidiano o conjunto de princípios que compõem o método, além de estar atento e permissivo a tudo o que a sua própria intimidade apresenta através das relações. O grande desafio colocado para o praticante é aprender a se reconhecer através do compromisso com todas as relações.
O aspecto curativo do trabalho consiste em, na medida em que a pessoa é reapresentada ao corpo e se espacializam os seus impedimentos, ela é convidada a fazer um novo acordo com as suas potências, para que ela produza um cuidado que seja capaz de acolher as próprias questões. O que surge no espaço é o fenômeno dos pedidos de integração psíquica, ou seja, todas essas estruturas de impedimento assimiladas por conta de eventos do passado onde foi produzida identidade em resposta a estes eventos.
O praticante desenvolve uma inteligência sensível que confere referências palpáveis no próprio corpo, constituindo um verdadeiro professor interno, que o auxilia na sua diferenciação por mérito de escolhas alinhadas com a sua própria natureza.
O método Aletheia se aplica através de uma série de exercícios relacionais baseados em movimentos do corpo, posturas éticas e experiências afetivas desenhadas para gerar conhecimento de si por meio do restabelecimento virtuoso de circulação da vitalidade.
O praticante é estimulado a reconhecer e seguir movimentos espontâneos do próprio corpo que brotam na medida em que o Eu se silencia e começa a reconhecer e valorizar absolutamente tudo que está acontecendo no corpo. Dessa forma, este praticante sai do campo discursivo, do campo narrativo da consciência, e passa novamente a participar da intensidade sensível que sempre esteve mobilizando o seu corpo.
Todas as pessoas interessadas em autoconhecimento, saúde e equilíbrio, que buscam desenvolvimento, aprofundamento de consciência e conhecimento da estrutura psíquica humana.
Apresentar a necessidade de uma nova cultura de consciência, inclusiva em relação a todas as emoções, principalmente aquelas que, historicamente, temos estabelecido uma relação excludente, como a raiva, a tristeza e o medo. Consideramos a exclusão como a semente de toda violência.
Estimular a constituição de uma individualidade saudável disponível a crescer através das relações e o reconhecimento da nossa semelhança fundamental enquanto humanos.
O método aborda as condições afetivas e desenvolve a capacidade de se relacionar com a integridade fundamentada no corpo, que é central para a manutenção da saúde, renovação afetiva e a realização consciente. Nossas relações são a fonte de nossa sabedoria e constituem a base de nosso senso de pertencimento e habitação.
O método tem como foco a realidade relacional do humano, comprometendo a atenção no cuidado com a intimidade e estimulando o investimento afetivo no desconhecido. Estamos todos ofertados ao desconhecido por condição de vida e não de vontade, por conta disto precisamos endereçar e amadurecer a sabedoria do medo de forma a não perpetuar uma infância afetiva regida por discursos do medo e dinâmicas de carência.
É um exercício relacional e ético que tem como foco o despertar de uma inteligência sensível, uma capacidade que nos alinha às necessidades de nosso corpo e alma e que nos auxilia a realizar escolhas mais autênticas e representativas da nossa interioridade, resultando em integração psíquica e criação.
É um processo curativo/criativo baseado na responsabilidade com as relações.
Somos seres relacionais, pois nascemos através de um encontro e criamos a nossa individualidade por meio das relações com a alteridade, onde o amor prospera.